Enem 2021

Saiba quais conteúdos podem cair no segundo dia de Enem

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerá neste domingo. Nesta prova, os candidatos terão que resolver questões de matemática e suas tecnologias, assim como de ciências da natureza e suas tecnologias. Em Santa Maria, 8,6 mil candidatos participaram do primeiro dia e, agora, se preparam para retornar aos locais designados em busca de um nota para o acesso ao Ensino Superior. Para ajudar na preparação do Enem, professores dos cursos Totem Vestibulares e Fleming Medicina deram orientações e dicas para a próxima etapa.

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COMPORTAMENTO

Segundo o diretor do Totem Vestibulares, Jader Escobar Nogueira, mesmo que haja mudanças, o Enem 2021 deve manter uma sintonia com provas dos anos anteriores.

- Os alunos já estão se preparando desde o início do ano, sabendo que a formulação, a produção e o formato da prova não vai se alterar, independentemente de contexto externo - ressalta Jader.

Sem a possibilidade de surpresas, ele orienta que os estudantes, que reconhecem os próprios perfis de estudos, sigam com o planejamento:

- Se você é aquele estudante que, um dia antes ou no dia da prova, gosta de dar uma última olhada nos conteúdos, não será diferente agora. Se isso te traz tranquilidade, paz e dá segurança, faça a revisão, escute o último podcast de algum assunto ou veja o vídeo de uma aula. Se isso te faz bem, faça. Não tem nada de errado. Agora, se você é aquele estudante que se aprofundou no conteúdo, que estudou tudo ao longo do ano e que, na véspera da prova, não gosta muito de tocar no assunto, não faça. 

CONTÉUDO

Preparando alunos para exames e vestibulares há 28 anos, o professor de física do Fleming Medicina Rovandro Spencer explica que focar em conteúdos cuja probabilidade de aparecer no exame é pequena e deixar muitas questões para trás são atitudes que devem ser evitadas pelos candidatos.

Na prova deste domingo, além de matemática, os conteúdos da área de ciências da natureza, que abrange as disciplinas de física, biologia e química, ganharam a atenção dos participantes. O professor comenta que, nos últimos três anos de aplicação do Enem, a prova trouxe questões que ficaram mais próximas de outros vestibulares, tornando-se até um pouco mais diretas na parte de ciências da natureza. Ele elenca alguns conteúdos a serem explorados no exame:

- Em física, na parte de Ciências da Natureza, aparecerão questões da mecânica, envolvendo cálculo de velocidade, de aceleração, movimento uniforme e uniformente variado. As transformações de energia, cinética, gravitacional, elástica e ainda um outro assunto que também aparece bastante dentro da eletricidade, da eletrodinâmica. Questões que têm circuito elétricos e determinação de energia elétrica com sumida pelo aparelho, assim como potência.

Recentemente, a Fleming Medicina realizou um levantamento sobre conteúdos de matemática e ciências da natureza que mais aparecem em provas do Enem. Confira os dados:

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Conteúdos que mais aparecem

  • Química inorgânica e Físico-Química - 22%
  • Termologia, Ondulatória e Óptica - 14%
  • Química orgânica e Bioquímica - 12%
  • Citologia, Genética e Evolução - 10%
  • Ecologia, Epidemiologia e saúde humana - 9%
  • Mecânica - 9%
  • Eletricidade e Radioatividade - 9%
  • Seres vivos, fisiologia, biotecnologia e imunologia - 8%
  • Questões transdisciplinares - 7%

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Conteúdos que mais aparecem

  • Álgebra e Geometria Analítica - 18%
  • Contagem, progressões, operações básicas e análise combinatória - 18%
  • Perímetros, áreas e volumes - 15%
  • Estatística e probabilidade - 13%
  • Noções de espaço, formas e medições - 13%
  • Relações de variação entre grandezas - 12%
  • Gráficos e tabelas - 11%

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RESULTADO

Para o coordenador pedagógico da Fleming Medicina, Francis Madeira, o segredo para uma boa pontuação no Enem é manter a coerência no padrão de respostas:

-Acertar um item difícil tendo errado os fáceis implicará em baixa pontuação devido à incoerência no padrão de respostas. Acertar itens fáceis e errar os difíceis garante maiores proficiências. Isso não significa que se deva pré-classificar as questões antes de resolvê-las. Se identificar um item fácil, resolva-o. Se identificar um item difícil, pule-o, e retorne posteriormente para resolvê-lo, caso ainda haja tempo. 

Relembrando o retorno dos alunos do Totem que participaram da primeira prova, Jader aconselha:

-Independentemente do seu desempenho no primeiro dia da prova, esteja concentrado no segundo dia. Ele é fundamental, porque a média nacional pode ter elevado ou baixo no primeiro dia de prova e, se baixou, você está na média e tem toda a oportunidade de ter um baita desempenho no segundo dia, que irá colocar dentro de uma universidade federal. 

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